
A Fundação dos Armazenistas de Mercearia propõe-se desenvolver, entre outras, a seguinte atividade:
Proporcionar habitação condigna e de renda económica a pessoas de modestos recursos económicos.
Esta vertente constitui um apoio direto às famílias de modestos recursos económicos, através da atribuição de casas de renda económica.
Para o efeito, a F.A.M. dispõe de um parque habitacional e de renda económica constituído por cerca de cento e cinquenta e seis fogos, localizados na cidade de Lisboa (no Bairro de Alvalade) e no Porto (no Bairro de Ramalde).
Atendendo às dificuldades por que passa o país atualmente, esta medida representa para inúmeras famílias de parcos recursos económicos a oportunidade de poderem ter acesso a habitação condigna e de renda económica.
Realça-se ainda que estas habitações da Fundação – de renda económica – são atribuídas exclusivamente por concurso público de atribuição de casas de renda económica, que a F.A.M. promove sempre que qualquer habitação fica vaga.
Neste particular, destaca-se o facto de as habitações que ficam vagas serem objeto de uma ampla recuperação, nomeadamente ao nível da substituição total das instalação elétrica, água e gás, reparação dos soalhos, paredes, louças dos sanitários, armários de cozinha e pinturas, essenciais para poderem vir a ser atribuídas por concurso público em condições de poderem proporcionar às respetivas famílias um local condigno para habitar.